Assessor de vereador baiano é preso suspeito de matar ex-mulher em Ilhéus

Assessor de vereador baiano cometeu o crime em via pública durante uma discussão com a ex-mulher nesta sexta-feira

Por Anna Caroline Santiago.

O assessor do vereador baiano Paulo Carqueija (PSD), Alessandro Matheus Souza de Oliveira, de 40 anos, foi preso em flagrante nesta sexta-feira (24) em Ilhéus, no sul da Bahia, suspeito de assassinar a ex-companheira, Bárbara Reis Santos Lima, de 33 anos, com golpes de faca.

Assessor de vereador baiano é preso suspeito de matar ex-mulher em Ilhéus.Foto: Reprodução

O crime ocorreu em via pública, durante uma discussão entre o casal, conforme relatos de testemunhas. Alessandro Matheus, que ocupava o cargo de assessor da diretoria da Câmara Municipal e estava vinculado ao gabinete do vereador Paulo Carqueija (PSD), tentou fugir após o ato, mas foi rapidamente alcançado e detido por policiais militares.

O suspeito foi levado para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Ilhéus, onde permanece custodiado, e o caso segue sob investigação policial.

Em entrevista à TV Santa Cruz, o vereador Paulo Carqueija afirmou que o comportamento do assessor surpreendeu a todos em seu grupo político.

"Ao longo de toda convivência de Matheus com nosso grupo político, o mesmo nunca demonstrou sinais de violência ou perigo, a notícia surpreendeu a todos nós", declarou o político. Carqueija também informou que o assessor será exonerado do cargo.

 Suspeito era assessor parlamentar do vereador Paulo Carqueija. Foto: redes sociais

'Feminicídio pode ser o primeiro ato de violência'

É de conhecimento público que a violência contra a mulher é um dos grandes problemas do Brasil. Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública em 2024, publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostram que 1.467 mulheres foram mortas no país em razão do gênero, o maior número registrado desde a publicação da lei que tipifica o crime, em 2015.

Na Bahia, até o dia 21 de outubro, 80 feminicídios foram contabilizados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), apenas cinco a menos que o mesmo período em 2023.

Um dos casos recentes - e de grande repercussão - aconteceu em Teixeira de Freitas, no Extremo Sul do estado, quando as irmãs Elaine e Hiane Miranda de Araújo, de 41 e 35 anos, respectivamente, foram mortas a tiros pelo ex-marido da primeira, dentro de uma loja na cidade. O alvo do ataque, inclusive, possuía medida protetiva contra o suspeito, que não teve o nome divulgado.

Triplo feminicídio em Ilhéus

Três mulheres foram assassinadas em Ilhéus após desaparecerem em 15 de agosto deste ano. Elas haviam saído para passear com um cachorro na Praia dos Milionários quando foram vistas pela última vez pela região.

As vítimas foram identificadas como Maria Helena do Nascimento Bastos, de 41 anos; sua filha, Mariana Bastos da Silva, de 20 anos; e a amiga Alexsandra Oliveira Suzart, de 45 anos.

Os corpos foram encontrados em um matagal no bairro Jardim Atlântico na tarde de sábado (16), com ferimentos causados por arma branca. A família já havia registrado um boletim de ocorrência pelo desaparecimento, e buscas estavam em andamento para localizá-las.

Polícia aponta três suspeitos pelas mortes de mulheres em Ilhéus.Foto: Arquivo pessoal

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.