Dupla é presa por abate clandestino e venda de carne imprópria na Bahia
Cerca de 400 quilos de carne foram apreendidos em uma fazenda onde era realizado o abate clandestino, em São Sebastião do Passé
Dois homens, de 56 e 63 anos, foram presos em flagrante nesta sexta-feira (7) por abate clandestino de gado e comercialização de carne imprópria para consumo, em São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Cerca de 400 quilos de carne foram apreendidos pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB).

Segundo as investigações, a ação foi deflagrada após uma série de denúncias sobre o abate irregular de animais em uma fazenda da região. As apurações apontaram que um dos presos era responsável pelo abate e transporte da carne, enquanto o outro, dono de um açougue, foi identificado como receptador do produto.
Um terceiro homem, de 65 anos, também foi conduzido à delegacia, mas vai responder ao inquérito em liberdade, por ter sido apenas contratado para conduzir o veículo.
Ao chegarem à fazenda indicada nas denúncias, os agentes constataram que o abate já havia ocorrido. Os suspeitos confessaram que o animal havia sido abatido sem autorização e que a carne seria vendida no estabelecimento.
Durante a operação, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) apreendeu cerca de 400 quilos de carne, que foram encaminhados para destruição. A Vigilância Sanitária Municipal interditou o açougue por falta de alvará e por apresentar condições sanitárias inadequadas para funcionamento.
Com base em novas informações, a polícia seguiu até outra propriedade rural, onde localizaram um caminhão transportando carnes cobertas por uma lona. O veículo foi acompanhado até o açougue, onde ocorreu a abordagem e as prisões em flagrante.
Os dois homens responderão pelos crimes de receptação qualificada e comercialização de produto impróprio para o consumo humano.

Polícia descobre 1,5 tonelada no Sul da Bahia
Uma operação liderada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), com o apoio da Polícia Militar, resultou na apreensão de aproximadamente 1,5 tonelada de carnes e miúdos bovinos provenientes de abate clandestino. A ação de combate a práticas ilegais, que colocam em risco a saúde pública e o meio ambiente, aconteceu na última semana em diversos municípios do sul do estado.
A operação foi deflagrada a partir de denúncias anônimas que indicavam a realização de abates irregulares em propriedades não autorizadas. Na oportunidade, os agentes percorreram localidades nos municípios de Aurelino Leal, Itapitanga, Canavieiras e Una, onde identificaram pontos de abate clandestino e armazenamentos inadequados de produtos de origem animal.
Carne imprópria para consumo em Salvador
Durante uma operação no bairro Jardim das Margaridas, em Salvador, a Polícia Civil da Bahia apreendeu 330 quilos de carne impróprias para consumo sendo transportadas em condições inadequadas de higiene e refrigeração.
A ação foi conduzida por equipes da 6ª Delegacia Territorial de Brotas (DT/Brotas), que identificaram o uso de um caminhão sem as condições sanitárias exigidas para o transporte de alimentos. No local, dois homens, de 22 e 24 anos, foram flagrados durante o transbordo da mercadoria e levados à delegacia.
Segundo a polícia, a carne não possuía o Selo de Inspeção Federal (SIF) nem nota fiscal. O material apresentava sinais de má conservação e presença de insetos. Os suspeitos admitiram o transporte irregular.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).