Fábrica clandestina de bebidas é desarticulada no interior da Bahia
Fábrica clandestina é alvo de fiscalização e interdição pela segunda vez, por funcionar de forma irregular
Uma fábrica clandestina de bebidas foi desarticulada nesta quarta-feira (14) durante a Operação Potabilidade, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Esta é a segunda vez que o imóvel é alvo de fiscalização e interdição por funcionar de forma irregular.
No local, eram produzidos refrigerantes e outras bebidas sem qualquer autorização legal, em condições higiênico-sanitárias precárias. As investigações apontam que o empreendimento fabricava e comercializava produtos sem registro nos órgãos competentes, além de utilizar rótulos sem validade e sem autorização oficial.

Em 2018, o mesmo imóvel já havia sido interditado após uma fiscalização encontrar garrafas vazias com rótulos originais retirados para reutilização irregular, além de insumos armazenados de maneira inadequada.
Durante a ação, um auditor fiscal do Ministério da Agricultura lavrou o Termo de Suspensão Temporária das atividades e determinou a lacração do estabelecimento. Ao todo, foram interditadas 1.632 garrafas de refrigerante de 330 ml, além da apreensão de 18 mil rótulos, 10 mil tampinhas, 18 quilos de aromatizantes, três quilos de adoçantes e diversos equipamentos utilizados na produção.
Também foram recolhidos documentos e objetos que irão subsidiar o aprofundamento das investigações, como um veículo utilizado no transporte das bebidas, carregado com produtos prontos para distribuição, aparelho celular, talões e cadernos de movimentação financeira, contrato de locação do imóvel e documentos de transporte de carga.
O responsável pelo estabelecimento responde a inquérito por falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de substâncias alimentícias.
A operação foi realizada pela Polícia Civil da Bahia, por meio da 1ª Delegacia Territorial de Vitória da Conquista, com o apoio do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTI/Sudoeste). Equipes do Ministério da Agricultura e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) também participaram da fiscalização e da perícia no local.

Idoso é internado com suspeita de intoxicação por metanol na Bahia
Um idoso de 66 anos está internado com suspeita de intoxicação por metanol,em Senhor do Bonfim, no norte da Bahia. O caso foi confirmado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) nesta quarta-feira (14).
Segundo informações da secretaria municipal de saúde, o paciente deu entrada na unidade após o consumo de bebida alcoólica. O homem está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Dom Antônio Monteiro (HDAM). Apesar da gravidade da suspeita, o quadro clínico do idoso é considerado estável.
O que é metanol?
O que é metanol? Essa pergunta ganhou destaque após autoridades de saúde confirmarem mortes por intoxicação causada pela substância em diversas cidades do país nos últimos meses.
O metanol, também conhecido como álcool metílico, é um composto químico da família dos álcoois. Líquido, incolor e inflamável, tem cheiro e sabor semelhantes aos do etanol, álcool presente nas bebidas alcoólicas, o que o torna quase indetectável quando misturado a elas.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).