Homens são condenados a 26 anos por morte de detentos em presídio na Bahia

Além dos quatro homens condenados, um quinto réu foi julgado e absolvido pelo crime que aconteceu em 7 de janeiro de 2023 no Conjunto Penal de Feira de Santana

Por Anna Caroline Santiago.

Quatro homens foram condenados a 26 anos de reclusão pelo triplo homicídio de detentos ocorrido no Conjunto Penal de Feira de Santana, na Bahia. A sentença foi proferida nesta sexta-feira (24) pelo Tribunal do Júri. Um quinto réu foi julgado e absolvido pelo crime, que aconteceu em 7 de janeiro de 2023, dentro do Pavilhão 8 da unidade prisional.

Homens são condenados a 26 anos por morte de detentos em presídio na Bahia.Foto: Reprodução

Os réus condenados foram Jefferson Assis do Vale, John Lenon Matias Pereira, José Roberto Santos de Jesus e Túllio Santos Carneiro. Eles foram responsabilizados por homicídio qualificado, por motivo torpe, mediante recurso que dificultou a defesa das vítimas e por meio cruel.

O réu Diogo de Jesus Alberto foi absolvido, após os jurados reconhecerem a materialidade do crime, mas considerarem que ele não participou dos homicídios.

As vítimas foram identificadas como Everson Avelino de Jesus, de 23 anos; Antônio Marcos Vitória Nunes, de 32; e Júlio Cezar da Silva Rocha, de 31. Segundo a Polícia Civil, os detentos foram agredidos: Antônio Marcos e Júlio Cezar foram decapitados, enquanto Everson foi asfixiado com um cordão de nylon.

O crime

No dia em que o crime aconteceu, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) havia emitido um alerta a direção do presídio sobre o risco de possíveis mortes na unidade. Em decorrência do alerta, os presos foram obrigados a ficar nas celas, após o banho de sol ser suspenso. 

As primeiras investigações indicam que os crimes estão relacionados a disputas internas entre integrantes da mesma facção criminosa. Nas 48 horas anteriores do crime, nove homicídios já tinham sido registrados em Feira de Santana, segundo a Polícia Civil.

Durante rondas, agentes penais localizaram um preso morto dentro da cela 24 do pavilhão. Logo depois, outros dois corpos foram encontrados.

Após o ocorrido, 23 internos foram transferidos para o presídio de Serrinha, e a unidade passou por uma revista geral com reforço na segurança.

Foto: PCBA

Bahia é segundo estado mais violento do Brasil

A Bahia apareceu como o segundo estado mais violento do Brasil em 2024, de acordo com dados do Anuário de Segurança Pública. De acordo com o ranking, o Amapá lidera a lista dos estados mais violentos do Brasil, com uma taxa de 45,1 mortes por 100 mil habitantes. Em seguida, aparecem a Bahia (40,6), Ceará (37,5), Pernambuco (36,2) e Alagoas (35,4).

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.