Idoso é internado com suspeita de intoxicação por metanol na Bahia
Sesab confirmou a suspeita de intoxicação por metanol nesta quarta-feira e acompanha o quadro do idoso
Um idoso de 66 anos está internado com suspeita de intoxicação por metanol,em Senhor do Bonfim, no norte da Bahia. O caso foi confirmado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) nesta quarta-feira (14).
Segundo informações da secretaria municipal de saúde, o paciente deu entrada na unidade após o consumo de bebida alcoólica. O homem está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Dom Antônio Monteiro (HDAM). Apesar da gravidade da suspeita, o quadro clínico do idoso é considerado estável.

A gestão municipal informou que equipes assistenciais já aplicam os protocolos médicos para o caso. Paralelamente, medidas de vigilância foram adotadas para realizar exames laboratoriais que confirmem ou descartem a presença da substância tóxica na corrente sanguínea do paciente.
Caso suspeito de intoxicação por metanol na Bahia é descartado após exames
+ VÍDEO: Henri Castelli sofre convulsão durante Prova do Líder no BBB 26
A suspeita de intoxicação por metanol envolvendo um jovem de 19 anos, internado no Instituto Couto Maia (ICOM), em Salvador, foi descartada após exames. O caso gerou alerta no interior da Bahia, após o paciente ter dado entrada em uma unidade de saúde em Conceição do Coité após apresentar sintomas como mal-estar intenso, depois de consumir vodka com energético durante uma festa realizada no sábado (3), em uma chácara na zona rural do município.
Diante do quadro clínico, ele foi transferido para Salvador na terça-feira (6), onde permaneceu sob observação médica, mas não foi confirmada a presença de intoxicação pela substância no paciente.
O que é metanol?
O que é metanol? Essa pergunta ganhou destaque após autoridades de saúde confirmarem mortes por intoxicação causada pela substância em diversas cidades do país nos últimos meses.
O metanol, também conhecido como álcool metílico, é um composto químico da família dos álcoois. Líquido, incolor e inflamável, tem cheiro e sabor semelhantes aos do etanol, álcool presente nas bebidas alcoólicas, o que o torna quase indetectável quando misturado a elas.

Diferentemente do etanol, o metanol é usado principalmente como insumo na indústria química, na fabricação de solventes, adesivos, pisos e revestimentos. Apesar de sua importância industrial, é altamente tóxico para o consumo humano e pode ser letal mesmo em pequenas quantidades.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).