Idoso morre soterrado após cair em silo de soja em fazenda na Bahia
Idoso que morreu soterrado realizava a manutenção do silo de soja, quando a estrutura cedeu
Um idoso de 62 anos morreu soterrado após cair em um silo de farelo de soja na Fazenda Santa Helena, na zona rural de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. A vítima foi identificada como Zumiro José Juk. Ele estava acompanhado de um colega quando o acidente ocorreu no último sábado (25).
De acordo com a Polícia Civil, os trabalhadores realizavam a manutenção do reservatório onde os grãos são armazenados, quando a estrutura cedeu. Os dois acabaram soterrados pelo material.
Colegas que presenciaram o acidente acionaram o Corpo de Bombeiros, que realizou o resgate. Zumiro não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.

O outro trabalhador foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Luís Eduardo Magalhães. O estado de saúde dele não foi divulgado.
O Ministério Público do Trabalho (MPT) instaurou nesta segunda-feira (27), um inquérito para investigar o caso. Segundo o órgão, o acidente se soma a outros registrados na região envolvendo a mesma atividade, o que tem preocupado as autoridades.
A investigação do MPT deve apurar responsabilidades e verificar se as normas de segurança foram cumpridas pela empresa, incluindo o fornecimento de equipamentos de proteção individual e coletiva, além de treinamento adequado para atividades de risco.

Outros casos de acidentes de trabalho
A morte de Willian Santos de Oliveira, de 30 anos, teve um novo desdobramento após a divulgação do laudo da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), que confirmou que o trabalhador morreu após ser atingido na cabeça por uma barra de ferro. O acidente ocorreu em 19 de setembro deste ano, quando Willian caiu de uma altura de cerca de 30 metros.
Inicialmente investigado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), o caso teve detalhes esclarecidos pelo documento, que indica que o acidente aconteceu por volta das 14h, no momento em que a barra de ferro atingiu a vítima.
Willian chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Geral do Estado (HGE), onde recebeu atendimento médico e passou por dois procedimentos cirúrgicos, mas não resistiu aos ferimentos.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).