'Não é um monstro', filha de Paulo Frateschi defende irmão após morte do pai

Ex-deputado Paulo Frateschi foi morto a facadas pelo filho, Francisco, de 34 anos, em São Paulo

Por Anna Caroline Santiago.

Yara Frateschi, filha mais velha do ex-deputado estadual e ex-dirigente do PT, Paulo Frateschi, aproveitou o velório do pai, morto a facadas pelo próprio filho, Francisco, de 34 anos, para defender o irmão e esclarecer que ele não é um “monstro”. O crime ocorreu dentro da casa da família, em São Paulo, na quinta-feira (6).

Durante o velório, realizado nesta sexta-feira (7), na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), Yara afirmou que Francisco sofre de um transtorno psíquico. “É uma doença psíquica e a gente precisa saber lidar com isso. Ele [meu irmão] não é um monstro. Por isso estamos sofrendo uma dor imensa”, disse emocionada.

'Não é um monstro', filha de Paulo Frateschi defende irmão após morte do pai.Foto: Reprodução

Segundo ela, os distúrbios do irmão tiveram origem em um grave acidente de trânsito e foram agravados pela perda precoce de outros dois irmãos.

“O Chico sofreu um acidente há alguns anos. Era um menino muito machucado, que perdeu os dois irmãos mais novos em acidentes. Ele tinha um carinho imensurável pelo pai”, afirmou.

Yara reforçou que Francisco “não sabia o que fez” no momento do crime. Ele segue internado e inconsciente.“Ele está doente e não sabe o que fez. É muito importante dizer isso pra vocês, porque tem muita maldade circulando e jogo sujo”, completou.

A mãe de Francisco, Iolanda Fratesch, também foi agredida ao tentar intervir. Ela sofreu um deslocamento no ombro e precisará passar por cirurgia. Iolanda deixou o hospital apenas para se despedir do marido durante o velório.

O que diz o PT

PT lamentou a morte do ex-deputado e destacou sua trajetória política.Foto: Reprodução

Em nota, o PT lamentou a morte do ex-deputado e destacou sua trajetória política.

“É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento do ex-presidente do PT paulista e ex-deputado estadual Paulo Frateschi, companheiro e dedicado militante do nosso partido.

Durante toda a sua trajetória, nosso companheiro demonstrou coragem, integridade e compromisso com o PT e com a busca por um país mais justo.

Paulo Frateschi deixa um legado marcado pela luta por justiça e inclusão. Ele permanecerá vivo em nossos corações e nas ações que ajudou a inspirar.

A ausência do nosso querido Frateschi deixa uma lacuna irreparável entre amigos, familiares, companheiras e companheiros de luta. Manifestamos à família, aos amigos e a todos que com ele caminharam, a nossa mais sincera solidariedade.”

Há quanto tempo PT governa Bahia?

Há quanto tempo o PT governa a Bahia? Para os mais velhos, esta pergunta pode ser óbvia. No entanto, quem tem menos de 18 anos não tem recordações do estado sem ser administrado pelo Partido dos Trabalhadores, cujas gestões foram capitaneadas por Jaques Wagner, Rui Costa e, agora, por Jerônimo Rodrigues.

São, portanto, 18 anos e meio de administração do PT na Bahia. Em quase duas décadas, contextos diferentes se apresentaram, e os governadores lidaram com gestões dos presidentes Lula (PT), Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL).

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.