Sobe para 16 o número de baleados no último fim de semana na Bahia
Em um dos ataques registrados no fim de semana, sete foram baleados dentro de um bar
Sobe para 16 o número de pessoas baleadas na Bahia no último fim de semana. O caso mais recente foi registrado na noite de domingo (14), em um bar, quando um jovem morreu e outros sete ficaram feridos após um ataque a tiros.
Do total de 16 pessoas atingidas por disparos, quatro não resistiram aos ferimentos, e oito são jovens entre 15 e 23 anos. Segundo a Polícia Civil, as motivações dos crimes ainda são desconhecidas, apesar de os ataques apresentarem o mesmo modus operandi, com ações rápidas e disparos em locais públicos.

Um dos episódios que chamou atenção ocorreu no sábado (13), em Ilhéus, no sul da Bahia, onde câmeras de segurança flagraram um ataque a tiros. Na ocasião, quatro adolescentes foram baleados. As vítimas são três jovens com idades entre 18 e 23 anos e um adolescente de 15 anos, conforme informou a Polícia Civil.
As imagens mostram o momento em que o grupo percebe a aproximação de quatro homens armados, segundos antes dos disparos.
Atenção: imagens fortes
As vítimas foram socorridas e encaminhadas ao Hospital Geral da Costa do Cacau, em Ilhéus, onde permanecem internadas. Ainda não há atualizações sobre o estado de saúde dos feridos.
Ataque a tiros
Outro ataque foi registrado na madrugada de domingo (14), em Teixeira de Freitas, no extremo sul do estado. Três jovens morreram e uma adolescente de 17 anos ficou ferida. As vítimas fatais foram identificadas como Gustavo Henrique Guimarães, de 22 anos, Pedro Henrique Guimarães dos Reis, de 20, que morreram no local, e Matheus Santos da Silva, de 24 anos, que chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Costa das Baleias, mas não resistiu aos ferimentos.
Testemunhas relataram à polícia que os disparos foram feitos por suspeitos que passaram pelo bairro em motocicletas. No local do crime, equipes recolheram estojos de munição calibre .380, além de projéteis e fragmentos balísticos, que serão encaminhados para perícia.
Até o momento, nenhum suspeito foi identificado, e os casos seguem sob investigação.
A cada duas horas, cinco jovens foram assassinados
O Atlas da Violência 2025, revela que 21,8 mil jovens entre 15 e 29 anos foram vítimas de homicídio em 2023 no Brasil. O número representa 47,8% dos 45,7 mil homicídios registrados no país no ano passado uma média de 60 mortes de jovens por dia, ou cinco a cada duas horas.
A publicação, elaborada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), mostra que a violência letal é a principal causa de morte nessa faixa etária. De cada 100 jovens que morreram em 2023, 34 foram assassinados. Homens representam 93,5% das vítimas.

A taxa de homicídios entre jovens foi de 45,1 por 100 mil habitantes — mais que o dobro da taxa nacional, de 21,2. Apesar da alta incidência, o indicador vem apresentando queda desde 2020, quando era de 54,8.
“A criminalidade violenta produz diversas externalidades negativas, entre as quais se destacam o menor crescimento econômico, a redução no desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes e a diminuição da participação no mercado de trabalho”, aponta o estudo coordenado pelo pesquisador Daniel Cerqueira (Ipea) e por Samira Bueno, diretora-executiva do FBSP.
Bahia é segundo estado mais violento do Brasil
A Bahia apareceu como o segundo estado mais violento do Brasil em 2024, de acordo com dados do Anuário de Segurança Pública. De acordo com o ranking, o Amapá lidera a lista dos estados mais violentos do Brasil, com uma taxa de 45,1 mortes por 100 mil habitantes. Em seguida, aparecem a Bahia (40,6), Ceará (37,5), Pernambuco (36,2) e Alagoas (35,4).
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).