Turista do RS tem liberdade concedida em audiência de custódia em Salvador

Apesar da decisão favorável, a Justiça determinou o cumprimento de medidas cautelares para a turista do RS

Por Anna Caroline Santiago.

A turista do Rio Grande do Sul, Gisele Madrid Spencer Cesar, de 50 anos, teve a liberdade concedida durante audiência de custódia realizada na tarde desta sexta-feira (23), em Salvador. Ela é investigada por injúria racial contra uma comerciante no Pelourinho, no Centro Histórico da capital, após ter sido presa em flagrante.

Turista do RS tem liberdade concedida em audiência de custódia em Salvador.Foto: Reprodução

Apesar da decisão favorável, a Justiça determinou o cumprimento de medidas cautelares, que incluem:

  • Proibição de frequentar locais públicos como bares e festas;

  • Proibição de se aproximar ou manter contato com a vítima e com testemunhas do caso;

  • Recolhimento domiciliar no período noturno.

Não foi arbitrada fiança. Conforme a legislação vigente, a injúria racial foi equiparada ao crime de racismo, passando a ser classificada como crime inafiançável e imprescritível, o que impede a concessão de fiança como medida cautelar.

Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.

Documento do Ministério Público da Bahia (MP-BA) também estabelece que a investigada deverá comparecer obrigatoriamente a um curso de conscientização e reeducação sobre igualdade racial e combate ao racismo, como parte das determinações judiciais.

Audiência de custódia

Em vídeo enviado com exclusividade ao Aratu On, é possível ver o momento em que a turista gaúcha chega à delegacia no camburão de uma viatura da Polícia Civil. Confira:

Comerciante detalha racismo de gaúcha no Pelourinho: 'fazendo chacota'

A comerciante Hanna Rodrigues, de 26 anos, vítima de injúria racial por parte da turista gaúcha Gisele Madrid Spencer Cesar, 50, contou ao Aratu On, com exclusividade, detalhes de como o ataque racista aconteceu.

Segundo Hanna, tudo começou no momento em que um grupo de clientes do bar pediu cerveja. "Quando fui até o bar, ela já estava chamando os atendentes de lixo. Peguei o produto do cliente, passei ao lado dela, e ela falou: 'Mais um lixo'. [...] Depois, eu voltei, e perguntei: 'A senhora me chamou de quê?'. E ela: 'De lixo'. E eu falei: lixo é você", relatou. Leia a matéria completa neste link!

Turista acusada de racismo diz ser filha de Iemanjá: 'Sangue gaúcho, amor baiano'

Em publicações no Instagram, a suspeita, que se diz criadora de conteúdo para viajantes, diz ser "Baianucha": "Sou baianucha, sangue gaúcho, amor baiano". Gisele, que publica fotos na capital baiana há anos, está em Salvador pelo menos desde a Lavagem do Bonfim, e postou selfies ao lado de baianas de acarajé e Filhos de Gandhy, com legendas como: "O que é que a baiana tem" e "Salvador, meu amor".

A gaúcha se diz Filha de Iemanjá, e também já fez publicação na Festa de Iemanjá na capital baiana, e escreveu: "Homenagem à minha mãe Yemanjá Odoya" e "Uma boa filha à casa retorna".

Turista gaúcha Gisele Madrid Spencer Cesar, já visitou a capital baiana diversas vezes.Foto: redes sociais

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.