Android: Google anuncia restrição de downloads fora da Google Play

Desenvolvedores que distribuem aplicativos para Android fora da Google Play precisarão atender verificação da Google

Por Júlia Naomi.

Uma nova medida de segurança da Google irá restringir o download de aplicativos fora da Google Play no Brasil a partir de 2026. Aparelhos do sistema Android vão exigir que todos os softwares a serem instalados sejam registrados por desenvolvedores verificados. O anúncio foi feito no Blogo do Google Brasil, na segunda-feira (25).

Sideload é o processo de fazer download de um aplicativo em um dispositivo a partir de uma fonte externa à loja de aplicativos oficial. Foto: Marcello Casal Jr Agência Brasil

A nova regra tem o objetivo de aumentar a responsabilidade dos desenvolvedores e evitar a distribuição de softwares maliciosos, que podem roubar dados sensíveis e cometer fraudes financeiras. A Google afirma que uma análise feita pela empresa identificou mais de 50 vezes mais malware em fontes externas de download do que em aplicativos disponíveis na Google Play.

+ Google alega indisponibilidade de dados sobre minuta do golpe

A big tech ressalta que o sistema Android continuará aberto e que "os desenvolvedores terão a mesma liberdade de distribuir os apps diretamente aos usuários por sideloading ou de usar qualquer loja de apps que preferirem", desde concluam as etapas de verificação. Para viabilizar este processo, a Google está criando um Android Developer Console exclusivo para desenvolvedores que distribuem apps fora do Google Play.

Restrição de downloads fora da Google Play começa no Brasil e na Ásia

Brasil, Indonésia, Singapura e Tailândia serão os primeiros países em que a medida será aplicada, pois, de acordo com a empresa,  "são especificamente afetados por esses tipos de golpes fraudulentos de apps, geralmente de criminosos reincidentes". A partir de 2027, a empresa dará continuidade à implementação da regra nos demais países.

Sistema Android permitirá que desenvolvedores verificados disponibilizem aplicativos fora da Google Play. Foto: Divulgação / Google

Desenvolvedores que desejam distribuir ou permanecer distribuindo softwares em fontes externas à Google Play podem realizar a certificação a partir de março de 2026. Em setembro do mesmo ano, o a regra de verificação entrará em vigor em todos os países selecionados.

Leia também: Novos Smartphones do Google; confira as novidades da linha Pixel

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.