Inmet alerta para chuvas intensas e ventos fortes para nove cidades da Bahia

Nove cidades na Bahia e mais 16 estados serão afetados por chuvas intensas e ventos fortes

Por Bruna Castelo Branco.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta sexta-feira (19), um aviso de condições meteorológicas adversas com início à meia-noite do dia 21 de dezembro. Nove cidades na Bahia e mais 16 estados serão afetados. O alerta de Perigo Potencial prevê chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos, com velocidades entre 40 e 60 km/h.

Segundo o órgão, há baixo risco de ocorrências como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Ainda assim, o Inmet orienta a população a adotar medidas preventivas durante o período de vigência do aviso.

Nove cidades na Bahia e mais 16 estados serão afetados por chuvas intensas e ventos fortes. | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Em caso de rajadas de vento, a recomendação é não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e de descargas elétricas, e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é indicado não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada.

Para mais informações ou em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Cidades baianas afetadas:

  1. Barreiras
  2. Campo Alegre de Lourdes
  3. Correntina
  4. Formosa do Rio Preto
  5. Luís Eduardo Magalhães
  6. Pilão Arcado
  7. Riachão das Neves
  8. Santa Rita de Cássia
  9. São Desidério

O alerta de Perigo Potencial prevê chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos, com velocidades entre 40 e 60 km/h. | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasi

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.