Fins de semana e feriados terão aumento da frota de ônibus em Salvador

Operação Praia 2025 aumenta frota de ônibus em Salvador até o final do verão

Por Júlia Naomi.

A Secretaria de Mobilidade (Semob) inicia, neste domingo (19), a Operação Praia 2025, que aumenta a frota de ônibus em Salvador durante fins de semana e feriados até o final do verão. A iniciativa da prefeitura será realizada em duas etapas, intercaladas por um período de transição. 

Operação Praia 2025 aumenta frota de ônibus em Salvador. Foto: Jefferson Peixoto / SECOM / PMS

A primeira vai até o dia 2 de novembro e apresenta o reforço de veículos da frota reguladora, acionados por equipes de fiscalização da Semob, de acordo com o volume de usuários ao longo do dia. No domingo (19), 18 ônibus do sistema convencional serão posicionados estrategicamente nas estações da Lapa, Acesso Norte, Pirajá, Mussurunga e no final de linha da Base Naval.

A fase inicial será encerrada uma semana antes do primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para o dia 9 de novembro. O segundo dia de aplicação prova que é a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil, é 16 de novembro.

O período de transição entre as etapas da Operação Praia 2025 termina no dia 23 de novembro. Neste dia, terá início a segunda fase da iniciativa, que prevê o reforço da frota nas linhas com maior procura aos sábados, domingos e feriados, conforme a avaliação operacional feita nas semanas anteriores.

Operação Praia 2025 terá apoio de ônibus da frota reguladora. Foto: Divulgação

Aumento da frota de ônibus em Salvador será acompanhada por agentes da Semob

Durante todo o período da ação, agentes da Semob acompanharão o serviço nos terminais e estações, a fim de orientar usuários e operadores e monitorar o fluxo de passageiros, garantindo maior conforto e agilidade no deslocamento.

De acordo com análises do Plano Municipal de Saneamento Básico Integrado (PMSBI), menos de 3% das praias de Salvador são próprias para banho o ano inteiro.  De acordo com o levantamento, as regiões mais críticas estão ligadas a bacias hidrográficas e de drenagem natural que despejam água poluída na orla. Em períodos de chuva, o risco de contaminação é maior.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.