Salvador inicia testes com novo modelo de ônibus elétrico

Salvador inicia testes com o novo modelo de ônibus elétrico, fabricado pela Mercedes-Benz; o veículo terá capacidade para 80 passageiros

Por Laraelen Oliveira.

A Secretaria de Mobilidade (Semob) iniciou os testes com o novo modelo de ônibus 100% elétrico nas ruas de Salvador. O veículo foi fabricado pela Mercedes-Benz, modelo eO500U, e representa mais um passo para a integração da  frota do sistema BRT com ônibus elétricos em projeto realizado pela Prefeitura de Salvador. 

O BRT (Bus Rapid Transit) de Salvador é um sistema de transporte rápido por ônibus que liga diferentes pontos da capital baiana por meio de faixas exclusivas/Foto: Ascom Semob

O coletivo vai circular na linha B1 do BRT Salvador por 30 dias para avaliar o desempenho em condições reais de operação, considerando fatores como autonomia e conforto dos passageiros. O período de testes teve início na última quarta-feira (15) e faz parte de um série de análises realizadas pelo município com diferentes fabricantes, que têm o objetivo de financiar estudos técnicos voltados à futura aquisição de ônibus elétricos por meio de uma operação de crédito que vem sendo negociada junto ao Banco Mundial. 

Características do novo ônibus elétrico 

O ônibus da Mercedes-Benz, além de ter uma capacidade de até 80 passageiros e 27 assentos, conta com uma tecnologia de ponta no segmento de mobilidade sustentável. O veículo é equipado com portas USB, instaladas abaixo dos assentos, motores elétricos e 250 kW (340 cv) no eixo traseiro e possui autonomia estimada em até 280 quilômetros, podendo operar durante todo o dia. O modelo também conta com ar-condicionado de alto desempenho, piso baixo para acessibilidade, suspensão pneumática e sistema de freios regenerativos que reaproveitam a energia durante as frenagens. 

A Mercedes-Benz é uma fabricante de destaque no mercado de ônibus, com uma longa história de produção no Brasil/Foto: Ascom Semob

O secretário de mobilidade, Pablo Souza, destacou que essa é mais uma etapa fundamental no processo de modernização do transporte público da capital. “Estamos em fase preparatória para a compra, pela primeira vez na história, de cerca de 100 ônibus elétricos que vão compor e ampliar a frota do BRT Salvador, transformando a mobilidade na cidade”, completou.

Atualmente, Salvador conta com oito ônibus elétricos em operação e o maior eletroterminal de recarga pública do Brasil.

Transporte coletivo de Salvador 

O início de 2025 trouxe grandes mudanças nas pessoas que dependem do transporte público em Salvador. A nova tarifa de ônibus, reajustada para R$ 5,60, reacendeu discussões sobre os custos da mobilidade urbana e a qualidade do serviço oferecido para a população baiana. Com um sistema em expansão, que inclui BRT, integração com o metrô e renovação de frota, a Prefeitura de Salvador está buscando modernizar a rede de transporte coletivo.

Em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), com objetivo de formalizar uma operação de crédito internacional para o viabilizar a aquisição de ônibus 100% elétricos para o sistema de transporte público da capital baiana, com foco no BRT Salvador.

Além da questão do BRT, Salvador vai implantar um sistema de monitoramento noturno em pontos de ônibus da cidade, como parte do projeto Abrigo Amigo. A iniciativa pretende reforçar a sensação de segurança para usuários do transporte público durante o período em que muitos abrigos ficam mais vulneráveis.

Leia também: CNH sem autoescola: entenda passo a passo o funcionamento do novo modelo

Leia também: Bahia ganha reforço de mais de 3,7 mil voos nacionais no verão

Leia também: Uber anuncia mudança nas categorias Comfort e Black na Bahia; veja o que muda

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.