Projeto ‘Ocupação Recôncavo Antirracista’ tem ação ao público em novembro
O projeto "Ocupação Recôncavo Antirracista" terá dois dias de atividades em novembro
Por Lucas Pereira.
Durante o mês de novembro, o Parque Histórico Castro Alves, na cidade de Cabaceiras do Paraguaçu, no Recôncavo Baiano, recebe o projeto “Ocupação Recôncavo Antirracista”, gratuitamente, nos dias 6 e 13. A ação oferece aulas especiais, bate-papos, oficinas de diferentes linguagens artísticas e uma exposição aberta ao público com os resultados produzidos pelos alunos.

A “Ocupação” é um projeto que une arte e educação, tendo em busca o objetivo de fortalecer práticas antirracistas na região. "A proposta do projeto nasceu da necessidade de integrar práticas artísticas ao processo educativo, estimulando criatividade, participação ativa e consciência crítica, sobretudo no combate contra o racismo estrutural", afirma Breno Silva, coordenador geral do projeto.
Breno contou ainda que a primeira fase do projeto, ocorrida entre setembro e outubro, teve como público-alvo os estudantes da rede municipal de Cabaceiras do Paraguaçu, e que a etapa final da ação terá culminância da “1ª Mostra Paraguaçu Recôncavo Antirracista”, aberta ao público. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais do projeto.
Confira a programação:
● 06/11: Bate-papo sobre “Protagonismo Negro e Midias Sociais” com Carol Pimenta;
● 06/11: Oficina de Poesia e Xilogravura;
● 13/11: 1ª Mostra Paraguaçu Recôncavo Antirracista.
O projeto “Ocupação Recôncavo Antirracista” foi contemplado no edital de Programas de Residências e Ocupações Artísticas nos Museus do IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia), com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia por meio do IPAC, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado.
Ações antirracistas na Bahia
Em setembro deste ano, estudantes de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, desenvolveram o livro infantil "O menino e o barco", com o objetivo de alertar sobre comportamentos racistas e como o leitor pode contribuir contra esse mal. A ação fez parte da disciplina História dos Meus Ancestrais.
Ainda em setembro, Salvador recebeu a primeira Semana da Mobilidade Antirracista, iniciativa que propõe discutir o racismo institucional e estrutural presente nos modelos de transporte urbano e apontar alternativas para a construção de políticas públicas mais inclusivas. 
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).