Filho de vereadora é denunciado por tentativa de homicídio contra corredor
Cleydson Cardoso Costa Filho, foi denunciado pelo MP-BA por tentativa de homicídio doloso e qualificado
O Ministério Público da Bahia (MPBA) denunciou Cleydson Cardoso Costa Filho, filho da vereadora de Salvador Débora Santana (PDT), por tentativa de homicídio doloso e qualificado, após atropelar o maratonista Emerson Pinheiro, de 35 anos, que teve a perna amputada. A denúncia foi divulgada na quarta-feira (10).
O episódio ocorreu em 16 de agosto, quando o atleta realizava sua corrida matinal, na orla da Pituba, em Salvador. Segundo o MP, a tentativa de homicídio é evidenciada pelo fato de o acusado ter dirigido em alta velocidade. De acordo com a Polícia Militar (PM), ele foi detido apresentando sinais de embriaguez no momento do acidente.
+ Corredor atropelado na Pituba corre risco de perder outra perna, diz amigo
O MPBA classificou o caso também como tentativa de homicídio qualificado, pelo emprego de meio que representou perigo comum, uma vez que o motorista colocou em risco diversas pessoas que transitavam pela avenida. A denúncia destaca ainda que a vítima foi surpreendida enquanto corria no espaço reservado a praticantes de esporte, dificultando sua defesa.
Na acusação, o MP afirma que “o denunciado agiu com dolo eventual, ao dirigir sob efeito de álcool, em velocidade acima do permitido em via urbana de grande movimento, assumindo conscientemente o risco de provocar a morte, sem se importar com a vida e a integridade física de pedestres”.
Emerson sofreu fraturas em ambas as pernas, sendo uma delas exposta na perna direita. Ellen Ormonde, colega de treino do corredor no clube MBS, acompanhou a vítima no hospital e relatou ao Aratu On que Emerson “estava lúcido, mas fragilizado”.
Motorista que atropelou Emerson segue preso preventivamente
O motorista que provocou o acidente, Cleydson Cardoso Costa Filho, teve a prisão em flagrante convertida, após audiência de custódia. Segundo o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o juiz Marcus Vinicius da Costa Paiva avaliou que há indícios suficientes da materialidade do crime.
O documento ainda destaca que a prisão foi mantida para garantir a ordem pública. Testemunhas relataram que o condutor dirigia em alta velocidade no momento do atropelamento, comportamento que, segundo o juiz, evidencia “descaso com a vida e a segurança dos transeuntes”.
De acordo com a Transalvador, Cleydson tem outras três infrações registradas por excesso de velocidade.
Mãe de motorista, vereadora manifesta apoio
+ Após filho ser preso, vereadora pede 15 dias de afastamento da Câmara
A vereadora de Salvador, Débora Santana (PDT), usou o seu perfil do Instagram, para se manifestar com relação ao acidente que vitimou. Em sua nota a vereadora manifestou solidariedade à vítima e informou que está à disposição para oferecer todo o apoio necessário.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).