Suspeito de sequestrar delegada em Salvador é preso durante operação
Suspeito de sequestrar delegada foi detido um mês após o crime, no bairro da Pituba, em Salvador
Um homem suspeito de participar do sequestro de uma delegada da Polícia Civil, ocorrido em 9 de setembro, no bairro de Piatã, em Salvador, foi preso nesta segunda-feira (13). Na ocasião, outros dois criminosos também mantiveram a policial em cárcere privado.
+Assista, ao vivo, aos programas do SBT no Aratu On
A prisão aconteceu durante a Operação Escudo de Aço, deflagrada no bairro da Pituba. Além da captura do suspeito, a ação resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão, com a apreensão de um capacete, porções de maconha e um celular.
O homem foi levado para a unidade policial, onde passou por exames de corpo de delito e permanece custodiado à disposição da Justiça. As diligências continuam para localizar os demais envolvidos no crime.
O sequestro
Câmeras de segurança registraram o momento em que a delegada, dentro de uma caminhonete cinza, foi abordada por criminosos armados. Três homens saíram de uma caminhonete branca e forçaram a policial a entrar no outro veículo, enquanto um deles fugiu com o carro da vítima.
Nas imagens, é possível ver a delegada tentando reagir e lutar contra os agressores, mas ela acaba sendo contida e empurrada à força para dentro do automóvel.
Momentos depois, a policial foi liberada pelos sequestradores, que fugiram em seguida. Ainda no mesmo dia, o carro da vítima foi encontrado no bairro do Arraial do Retiro, na localidade conhecida como Morro da Águia, próximo a um campo de futebol. A perícia foi realizada no veículo, que foi recolhido pela Polícia Civil.
Confira a reportagem:
Crimes em Salvador: saiba quais são os mais comuns
Dados do relatório da Polícia Civil sobre os crimes em Salvador no primeiro semestre de 2025 confirmam a capital baiana como a cidade mais violenta do país, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, obtido com exclusividade pelo Aratu On.
Crimes Violentos Letais Intencionais
Entre janeiro e junho de 2025, a Polícia Civil registrou 378 homicídios dolosos - quando há intenção de matar -, sendo que 95% das vítimas eram homens e 5% mulheres. Foram contabilizados ainda 10 casos de latrocínio (roubo seguido de morte).
No índice de 2024 do Anuário de Segurança Pública, que mede homicídios e lesões graves com intenção de matar, Salvador apresentou taxa de 52, enquanto a média nacional é 20,4. No total, foram registradas 1.335 mortes violentas na cidade nesse período, representando quase 30% do índice nacional em apenas seis meses.
Segundo o anuário, a capital baiana ultrapassou Macapá, capital do Macapá. A Bahia, por sua vez, é o segundo estado mais violento do país. Perde apenas para o Amapá.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).