Bahia entra em alerta para chuvas intensas, aponta Inmet
Além da Bahia, mais 11 estados estão sob alerta para chuvas e ventos intensos
A Bahia entrou em alerta para chuvas intensas neste domingo (19), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso, que também abrange outros 11 estados e o Distrito Federal, está em vigor desde as 10h deste domingo e segue até as 10h de segunda-feira (20).
Há dois níveis de alerta em vigor: o primeiro indica um volume de chuva de 20 a 50 milímetros por dia, com risco de deslizamentos e pequenos alagamentos.
O segundo, de maior gravidade, alerta para chuvas mais intensas, de 50 a 100 milímetros diários, além de ventos que podem chegar a 100 km/h.
Estados sob alerta de perigo por chuvas intensas:
-
Tocantins
-
Pará
-
Mato Grosso
-
Minas Gerais
-
Espírito Santo
-
Goiás
-
Bahia
-
Maranhão
-
Rondônia
-
Amazonas
-
Piauí
-
Distrito Federal
Ventos costeiros
Além do risco de chuvas, a população costeira deve estar atenta aos alertas de ventos fortes. O Inmet emitiu um alerta de perigo potencial que, até o final do domingo (23h59), indica ventos intensificados no litoral, podendo causar movimentação de dunas e transtornos urbanos.
A situação é mais crítica, com alerta de perigo, no Espírito Santo, Bahia e Rio de Janeiro, onde são esperadas rajadas de vento particularmente fortes.Estados sob alerta por ventos costeiros:
-
Rio de Janeiro
-
São Paulo
-
Espírito Santo
-
Bahia
-
Santa Catarina
-
Rio Grande do Sul
-
Paraná
Como é possível saber o quanto choveu em um bairro de Salvador?
Quando chove em Salvador é comum vermos no Aratu On ou em outros veículos jornalísticos os detalhes de onde mais choveu na cidade, com diversos dados expressados em milímetros (mm) e em períodos de horas. Mas como é possível saber o quanto choveu em um bairro da capital baiana?
Não é por adivinhação ou usando um balde para captar a chuva e uma régua para medir; os dados são obtidos através de tecnologia. Isso por que a Defesa Civil de Salvador (Codesal) possuí equipamentos espalhados em diversos pontos da cidade — os pluviômetros — que medem a quantidade de chuva na localidade, a partir da seguinte regra:
Um equipamento eletrônico capta a água da chuva em um funil e essa quantidade que entrar equipamento é medida por sensores e contabilizada. A partir daí, a quantidade de chuva acumulada no pluviômetro equivale à altura da chuva em 1 metro quadrado de base. Ou seja, se for informado que na região de Bom Juá, nas últimas 24 horas choveu 37,4mm é dizer que o acumulado de chuva medido pelo equipamento daquela região representa uma altura de 37,4 milímetros ou 3,74 centímetros.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).