Jerônimo emplaca seus quadros: Novo Secit destaca relação com governador
Secretário de Ciência e Tecnologia destaca apoio de Jerônimo e reforça que mudança no secretariado priorizou quadros de confiança do governador
Por João Tramm.
A recente reformulação no secretariado do governador Jerônimo Rodrigues (PT) foi interpretada como um momento de fortalecimento político, em que nomes ligados a gestões petistas anteriores foram substituídos por quadros de confiança direta do atual chefe do Executivo baiano. Um dos destaques dessa mudança foi a nomeação de Marcius Gomes para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
Gomes, que já havia trabalhado ao lado de Jerônimo quando este comandava a Secretaria de Educação, reconheceu que sua escolha tem ligação com essa relação de confiança construída ao longo dos anos.
Em entrevista exclusiva ao Aratu On, Gomes disse ter compromisso e experiência com o governador.
“Primeiro lisonjeado pela escolha do governador, a gente sabe da missão de estar como secretário. Não tenha dúvida que a nossa experiência junto com o governador, quando ele ainda estava à frente da pasta da educação e tocando projetos importantes no governo Rui Costa, nos garante esse movimento com certo compromisso e responsabilidade. E o pedido do governador é justamente essa experiência, que a gente possa oxigenar a pasta”, declarou.
Questionado se o PDT, recém-aliado de Jerônimo, poderia indicar nomes para compor a pasta, Marcius Gomes afirmou que esse tema cabe à Secretaria de Relações Institucionais (Serin).
“Objetivo é compor um quadro técnico para conseguir honrar nossos objetivos”, respondeu.
Novos projetos para a ALBA
Entre as prioridades da gestão, Gomes antecipou interesse em enviar uma proposta estratégica à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA):
“A Secti tem uma necessidade hoje, da submissão da proposta da política estadual de Ciência e Tecnologia, até o mês de novembro fazer essa entrega à ALBA, junto com o governador Jerônimo. A partir daí estabelecer as principais estratégias de CTI na Bahia”, explicou.
Contexto da mudança no secretariado
As alterações anunciadas por Jerônimo Rodrigues envolveram duas secretarias estratégicas, com nomes que já compunham o trabalho das próprias secretárias. Na Secretaria de Administração do Estado (Saeb), Rodrigo Pimentel assumiu no lugar de Edelvino Góes, que permaneceu 12 anos à frente da pasta — o período mais longo já registrado. Já na Secti, Marcius Gomes substitui André Joazeiro, indicado em 2022 pelo então vice-governador eleito, Geraldo Júnior (MDB), e nomeado pelo ex-governador Rui Costa.
Com as mudanças, Jerônimo sinaliza maior protagonismo na composição do governo, reforçando seu grupo político.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).