Soldado da Polícia Militar morre após ser baleado em confronto na Bahia
Soldado da Polícia Militar morreu após ser baleado em confronto com suspeitos de roubo no interior da Bahia
Por Ananda Costa.
Um soldado da Polícia Militar morreu após ser baleado em um confronto na Bahia, na noite de sexta-feira (9), no município de Santaluz. O soldado Eduardo César do Nascimento Filho, lotado no 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Serrinha, foi atingido durante uma troca de tiros com suspeitos armados após uma perseguição a um veículo roubado.

De acordo com a Polícia Militar da Bahia, equipes realizaram ações de policiamento quando foram informadas de que um carro roubado por homens armados no município de Gavião seguiu em direção a Santaluz.
Durante as buscas, ao perceberem a aproximação das viagens, os ocupantes do veículo desobedeceram à ordem de parada, efetuaram disparos contra os policiais e fugiram. Durante o acompanhamento, o carro colidiu e os suspeitos passaram a fugir a pé, atirando contra as guarnições.
Durante uma varredura da área, um dos suspeitos foi localizado, contido por populares e presos. O outro contínuo em fuga e voltou a atirar contra os policiais. Durante o confronto, o soldado foi atingido em perna. Ele foi socorrido para uma unidade de saúde e, posteriormente, transferido para um hospital especializado. No entanto, não resistiu aos ferimentos e morreu na manhã deste sábado (10).
Com a chegada de reforço policial, o segundo suspeito foi localizado. Conforme a Polícia Militar, ele reagiu à abordagem, o que foi descoberto em nova troca de tiros. O homem foi baleado, socorrido para uma unidade de saúde da região, mas não resistiu.
A ocorrência foi registrada na Delegacia de Serrinha. No local, foram apresentados o suspeito detido, um revólver calibre .38, munições, R$ 750 em espécie, além de dois veículos recuperados — um automóvel e uma motocicleta.
O soldado Eduardo César do Nascimento Filho ingressou na Polícia Militar da Bahia em agosto de 2011.
Nota de pesar
Nas redes sociais, a Polícia Militar da Bahia publicou uma nota de pesar após a morte do soldado durante uma ação policial.
Na legenda, a corporação escreve que "o Soldado Eduardo Cesar estava em serviço, cumprindo com coragem e compromisso sua missão constitucional de proteger vidas e garantir a segurança da sociedade baiana, quando foi alvejado durante ação policial relacionada ao combate a roubo de veículo. Apesar de todo o envolvimento das equipes de socorro e dos esforços médicos, o policial não resistiu aos ataques de veículo".
"Neste momento de dor e consternação, a PMBA se solidariza com os familiares, amigos e irmãos de farda, rendendo homenagens a um policial que honrou seu juramento com bravura e profissionalismo. Sua herança de dedicação ao serviço policial militar permanecerá vivo na memória da Corporação. Que Deus conforte os corações enlutados e nos concedeu força para enfrentar essa perda irreparável", finalizou
Violência na Bahia

A Bahia apareceu como o segundo estado mais violento do Brasil em 2024, de acordo com dados do Anuário de Segurança Pública divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
De acordo com o ranking, o Amapá lidera a lista dos estados mais violentos do Brasil, com uma taxa de 45,1 mortes por 100 mil habitantes. Em seguida, aparecem a Bahia (40,6), Ceará (37,5), Pernambuco (36,2) e Alagoas (35,4).
O estudo aponta que, em 2024, foram registrados 6.036 homicídios na Bahia, em números absolutos, o que representa uma taxa de 40,6 casos a cada 100 mil habitantes.
Já Salvador é a segunda capital brasileira com mais mortes violentas intencionais (MVI) a cada 100 mil habitantes, segundo aponta o Anuário Brasileiro de Segurança Pública
De acordo com o documento, a taxa de mortes violentas intencionais em Salvador, no ano passado, foi de 61, enquanto em Macapá a taxa foi de 71. As MVI contemplam mortes de policiais civis e militares em situações de confronto, além de mortes decorrentes de intervenção policial (em serviço e fora de serviço).
LEIA MAIS: Adolescente que envenenou marmitas dos pais diz que 'estava com raiva'
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).